Um pedaço da Alemanha na Serra Gaúcha

O Parque Aldeia do Imigrante é o atrativo turístico de maior destaque de Nova Petrópolis. Localizado na Serra Gaúcha, o parque foi inaugurado oficialmente em 12 de janeiro de 1985 com a missão de resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes alemães que colonizaram esta região.

Composto por duas Aldeias, o Parque conta com uma completa infraestrutura para atender bem a todos os visitantes que buscam conhecer mais sobre a cultura germânica, desde a culinária típica alemã até as construções enxaimel tradicionais da época.

E o melhor: tudo isso em meio a uma natureza exuberante.

The Park “Aldeia do Imigrante” (Immigrant’s Village) is the most proeminent tourist attraction of Nova Petropolis. Located in the region of “Serra Gaúcha”, the Park was officially inaugurated in January 12th, 1985, entrusted with the mission of rescuing and preserving the historical past of the German Immigrants, who colonized this region.

The park has two German villages and a complete infrastructure to well receive all the visitors who seek more knowlegde about the German culture, from the typical cousine to the traditional half-timbered buildings of the time.

All this, in the midst of an exuberant nature.

El Parque Aldeia do Imigrante es el atractivo turístico de mayor destaque de Nova Petrópolis. Ubicado en la Serra Gaúcha, el Parque fue inaugurado oficialmente el 12 de enero de 1985 con la misión de rescatar y preservar el pasado histórico de los inmigrantes germánicos que colonizaron esta región.

El Parque cuenta con dos Aldeias* y ofrece una completa infraestructura para atender bien a todos los visitantes que buscan conocer más sobre la cultura germánica; desde la culinaria típica hasta las construcciones entramadas tradicionales de la época.

Y lo mejor: todo eso rodeado a una exuberante naturaleza.

Der Park Aldeia do Imigrante ist eine besondere Sehenswürdigkeit in Nova Petrópolis. Der Park befindet sich auf der Serra Gaúcha und wurde amtlich am 12. Januar 1985, mit der Aufgabe die historische Vergangenheit der deutschen Einwanderer, die die Region besiedelt hattten zu retten und zu bewahren, eröffnet.

Der Park hat zwei Dörfer und eine vollständige Infrastruktur, um alle Besucher, die mehr über die deutsche Kultur erfahren möchten gut zu bedienen. Man erfährt über die typische Küche bis zu den traditionellen Fachwerkhäuser dieser Zeit.

Das alles inmitten der Natur!

Como surgiu a aldeia do imigrante?

No ano de 1974, comemorava-se 150 anos da imigração Alemã no Rio Grande do Sul. Em alusão à data, houve um desfile histórico cívico onde a comunidade expôs os trajes, utensílios, móveis e uma gama de artigos representando a cultura Germânica.

Foi nesse momento que os gestores e a comunidade do município perceberam o alto valor histórico desses bens, e assim, deram início a construção do acervo cultural de preservação, por meio de um parque que alocasse as mais variadas atrações que contemplam a tradição germânica.

Uma das ações realizadas foi a reconstrução de diversas edificações dos anos de 1870 e 1910, como forma de retratar uma típica comunidade alemã, no espaço que hoje é denominado de Aldeia Histórica.

Em 12 de janeiro 1985, o parque foi oficialmente fundado pela Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e atualmente, desde abril de 2018, por meio de uma concessão público/privada, é administrado pela Urbanes Empreendimentos.

Aldeia Bávara

É o primeiro espaço que o visitante encontrará ao conhecer o Parque Aldeia do Imigrante. Com comércio, comida típica alemã, chopp e playground para as crianças. ...

Fotos Personalizadas

Atualmente o parque conta com dois estilos de fotografia personalizados. Na Aldeia Bávara, esta situado o estúdio de Fotos na Neve e em nossa Aldeia Histórica o estúdio de Fotos à...

Aldeia Histórica

A Aldeia Histórica retrata de forma fiel e autêntica a história da imigração alemã: usos, costumes e a vivência, por meio de objetos e construções trazidas de localidades do interi...

Transporte de Carro Elétrico

É uma das opções de locomoção da Aldeia Bávara até a Aldeia Histórica e vice-versa. ...

Passeio de Pedalinhos

Uma das atrações de entretenimento mais divertidas no parque é o Passeio de Pedalinho com duração de 20min. ...

Gastronomia

O parque conta com três opções gastronômicas: o Biergarten, o Restaurante Tannenwald e a Casa das Cucas. Confira o que cada espaço tem a oferecer.... ...

O QUE FALAM SOBRE NÓS

Marcia W (Via conta Trip Advisor) 29/02/2020
Petrópolis - RJ
Um paraíso em Nova Petrópolis! Fomos ao Parque do imigrante que é encantador, no centro de Nova Petrópolis! A natureza é belíssima e a aldeia dos imigrantes encantadora, contando a história dos primeiros alemães que ali se fixaram! E eles possuem um carrinho que pode levar os mais velhos para facilitar as longas distâncias ... o lago é um espetáculo e o atendimento e limpeza 1000!
Erika Brito A (via conta Trip Advisor) 04/02/2020
Recife - PE
Local de contemplação! Minha família amou esse parque. Local para se fazer uma boa caminhada, contemplar a natureza, conseguir belas fotos e conhecer um pouco da colônia alemã. Há um parquinho formidável para as crianças, inclusive com balanço acessível para crianças cadeirantes. Na aldeia alemã há uma lanchonete que serve iguarias alemãs a preços bons, comcucas maravilhosas. Gostei bastante.
Bene Oliveira (via conta Google Business) 08/03/2020
Parque muito arborizado, boa estrutura, ideal para caminhadas com a família, possui várias trilhas pela mata. Possui lago com pedalinhos, ciclovia com locação de bike no local. Música em estilo colonial germânica, onde visitantes podem dançar ao ar livre. Possui uma mini vila representando uma antiga vila colonial alemã. Permitem a entrada de pets, desde que nas suas respectivas guias. Achei formidável.
Edgar Gonçalves (via conta Google Business) 10/03/2020
Segunda vez que vou ao sul e quarta vez em Nova Petrópolis, mas não tinha tido a oportunidade de visitar esse Parque. Adorei por completo. Parque super bem estruturado, limpo e bem cuidado. Opções otimas para passeios, cultura e imersão na natureza. O restaurante com comida alemã é uma "cereja no bolo". Vale muito a pena visitar e explorar o que o parque tem a oferecer. Já deixei registrado como um lugar para sempre visitar.
Tiago W (via conta Google Business) 20/02/2020
Um parque muito bem conservado, que se propõe a mostrar algumas coisas da vida cotidiana dos imigrantes alemães que chegaram na região. É possível encontrar uma cidade reconstruída lá dentro, com oficina, igreja, escola e até cemitério, que conta como era a sociedade nos tempos antigos. Existe local para comprar cuca e outras comidas típicas. Em alguns horários é possível ouvir uma bandinha alemã ao vivo, inclusive pode dançar também! Criaram uma ciclovia, então é possível alugar bike e andar lá, mas não pode levar a sua bike. Deixe espaço no seu celular ou leve uma câmera, pois a jardinagem merece ser registrada. Tem um lago também, onde é possível alugar pedalinhos. Os banheiros são bem limpos. Idosos e estudantes pagam meia entrada. Vale a pena conhecer!
EOliveiraSilva 17/05/2020
Local imperdivel! Local muito bacana e organizado. Mistura de natureza com construções históricas da região. Varias dessas construções com detalhes internos para visitação e conhecimento. Inclusive com mini réplicas de casas da região. Vale realmente o passeio!!!

HORÁRIO DE VISITAÇÃO

Diariamente das 9h às 17h30min.Venda de ingressos até às 17h.

Conheça os principais atrativos do Parque Aldeia do Imigrante.

CONTATO

Av. 15 de Novembro, 1966 - Centro
Nova Petrópolis, RS
CEP 95150-000
contato@aldeiadoimigrante.com.br

Recepção/Bilheteria

+55 (55) 99931.1639
(54) 3281.1490

Agendamento Grupos

+55 (55) 99663.3004
Horário de visitação
Diariamente das 9h às 17h30min. Venda de ingressos até às 17h.

Anos de história

Hectares de área

De seguidores

Copyright © 2019 | Parque Aldeia do Imigrante | Administrado por Urbanes Empreendimentos. Desenvolvido por Agência Portal Sinos